Você sofre com insônia? Costuma dormir e acordar cansado? Tem dificuldade para acordar?
As pesquisas publicadas no Medical News Today apontam que 75% dos jovens com TDAH têm distúrbios do sono.
Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna.
A maioria das pessoas com TDAH apresenta padrões semelhantes de dificuldades para pegar no sono e dificuldade para levantar de manhã.
Esse padrão relatado por muitas pessoas portadoras do TDAH, provoca cansaço ao longo do dia e comprometimento nas funções cotidianas.
Os adolescentes portadores de TDAH precisam em média de 9 horas e meia de sono por noite.
Quando não dormem a quantidade de horas necessárias costumam apresentar com mais frequência, comportamento irritadiço e maior dificuldade em manter a concentração em sala de aula e no trabalho.
De acordo com a Neurociência as informações mais importantes são processadas e consolidadas no nosso cérebro durante o sono.
A falta de sono afeta a memória e a habilidade de se concentrar. Dessa forma é possível imaginar o efeito provocado pela falta de sono em uma pessoa com TDAH.
É muito importante os pais e familiares entenderem a conexão entre o déficit de atenção e problemas com o sono em seus filhos ou familiares, para buscar alternativas e minimizar os prejuízos nos relacionamentos pessoais, escolares e no trabalho.
Se você tem dúvidas e quer entender mais sobre o TDAH, entre em contato.
Comments